Relacionados

Reprise: Uma das maiores instituições de ensino de sustentabilidade do mundo

 

O Cidades e Soluções foi até a Inglaterra conhecer de perto um dos mais importantes centros de ensino em sustentabilidade do mundo, o Schumacher College, em Totnés, a 350 km de Londres.

Já passaram pela instituição alguns dos mais importantes pensadores da atualidade. Do pai da Teoria de Gaia, o inglês James Lovelock, ao criador da ecologia profunda, o norueguês Arne Naess. Do físico austríaco Fritjof Capra, autor de  “O Tao da Física e “Ponto de Mutação”, ao biólogo inglês Rupert Sheldrake, conhecido pela Teoria do Campo Mórfico, que mostra como espécies isoladas em diferentes ambientes podem se comunicar e compartilhar aprendizados.

Além de pós-graduações em Horticultura Sustentável e Ciência Holística, a sustentabilidade norteia cursos de ciências tradicionais, como economia, design e psicologia, de curta ou longa duração.

E para aproximar a teoria da prática, a escola propõe que os alunos trabalhem coletivamente na horta, na faxina diária e no preparo e refeições vegetarianas, consideradas um dos maiores atrativos do College.

Entre os professores ilustres que já participaram dessa experiência inovadora na área da educação, também está a ativista indiana Vandana Shiva, que nos concedeu uma entrevista exclusiva em que fala da ameaça do controle das sementes por grandes corporações, e da luta em favor das sementes como patrimônio da humanidade, tema de seu mais recente livro, ‘Earth Democracy” (“Democracia da Terra”, em tradução livre).

 

ASSISTA AO VÍDEO

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

 

 

Mais vistos