Relacionados

Índios e mudança climática

 

A convite do Cidades e Soluções a repórter Marina Francheschini foi até a aldeia Tuba Tuba para saber como a mudança do clima afeta a rotina dos índios.

Uma das consequências do desequilíbrio ambiental é o descontrole das queimadas “do bem”, para limpar a roça antes do plantio. Com o clima mais seco, o fogo perde o controle, e animais indesejáveis invadem as plantações indígenas com mais facilidade para buscar o alimento que não encontram no entorno, tomado por monoculturas.

Apesar dos problemas, o papel dos indígenas como guardiões da floresta têm garantido a sobrevivência do Parque do Xingu, considerado uma ilha de floresta cercada por áreas degradas.

No programa, Caleb Stevens, do World Resources Institute, o WRI, reforça que ninguém cuida melhor da floresta melhor da floresta do que os índios.  “No Brasil, o desmatamento em áreas indígenas é 11 vezes menor que em outras partes da Amazônia. Os indígenas realmente protegem as florestas e são os que mais resistem ao desmatamento em áreas altamente ameaçadas.”

A repórter também mostrar os esforços das autoridades e dos próprios indígenas para modernizar as tribos sem que elas percam a identidade.

 

ASSISTA AO VÍDEO

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA

 

 

 

Mais vistos