Relacionados

Volta ao mundo num veleiro sustentável

 

O Cidades e Soluções acompanhou a primeira volta dos Schurmann no veleiro sustentável “Kat”, construído com alta tecnologia, e sob medida, para Expedição Oriente. O repórter Rodrigo Carvalho vai mostrar todos os detalhes da embarcação. Equipado com composteira, compactora de lixo, dessalinizador e uma pequena estação de tratamento de esgoto com ozônio, o barco não gera resíduos, e produz a própria energia através de painéis solares, geradores eólicos, hidrogeradores e uma bicicleta ergométrica.

Toda essa tecnologia vai facilitar a terceira volta ao mundo da família, que se inspirou na rota descrita no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, para a nova expedição. O autor inglês defende a teoria de que os chineses teriam sido os primeiros a circum-navegar a Terra, 70 anos antes dos europeus.

Durante a viagem, que começou em 21 de setembro, a família vai parar em 29 países, passando por cinco continentes e três oceanos, de onde pretendem recolher amostras para uma pesquisa de monitoramento da qualidade da água de superfície da Universidade de São Paulo.

O veleiro Kat tem quase 25 metros de comprimento e 30 de altura. Ele ganhou esse nome em homenagem à Kat Schürmann, adotada aos 3 anos pela família. Kat, que era portadora do vírus HIV desde o nascimento, faleceu aos 13 anos.

 

ASSISTA AO VÍDEO

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

Mais vistos