Relacionados

Tribo mais ameaçada do mundo está livre dos invasores madeireiros

 

Por Natália Fonteles, da Adital

Fonte: Mercado Ético

 

Dois anos após a Suvirval Internacional, organização que defende os direitos indígenas, lançar uma campanha mundial para a proteção dos índios Awá da extinção, o governo brasileiro anuncia que “a tribo mais ameaçada do mundo” como é nomeada pela Survival, agora está livre da extinção e das ameaças dos invasores. O anúncio foi feito depois de uma grande operação do exército brasileiro para expulsar os invasores madeireiros ilegais das terras indígenas.

De acordo com informações da Survival, o governo Brasileiro e a Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmaram que a operação para a expulsão dos madeireiros foi concluída com sucesso. Na semana passada, os índios Awá receberam das mãos de um procurador e de um juiz que atuaram no caso um documento oficial confirmando que todos os não-índios foram removidos do seu território. Para acessar o documento que comprova a expulsão dos invasores acesse:

http://assets.survivalinternational.org/documents/1207/140415-aw-eviction-public.pdf

O Governo do Brasil realizou a operação em defesa da tribo e do território Awá, após intensa campanha pública e pressão das mídias e órgãos de proteção internacional. A intervenção do exército começou em janeiro deste ano quando um esquadrão terreno foi enviado para dar início à operação de expulsão dos não-índios. A operação envolveu o exército brasileiro, um pelotão com pelo menos 200 agentes, helicópteros, tanques, membros de diversos ministérios, a Funai, a Polícia Federal e um esquadrão para efetivar a remoção dos madeireiros e invasores ilegais do território Awá.

O diretor da Survival, Stephen Cory, declarou que o sucesso da campanha é decorrente do apoio popular: “Nós não estaríamos vendo esse sucesso fenomenal hoje sem a campanha pública, que pressionou o governo brasileiro a agir. É prova concreta de que uma onda de apoio do público é a forma mais eficaz para garantir a sobrevivência dos povos indígenas”, afirmou. A Survival alerta que, além da expulsão dos invasores, é preciso que o governo ponha em prática um programa permanente de proteção das terras dos Awá guarás, para assegurar que os madeireiros e exploradores não retornem.

A campanha lançada pela Survival contou com a participação de artistas internacionais, como o ator inglês Colin Firth, a atriz espanhola Belén Rueda, o fotógrafo Sebastião Salgado, o cantor Víctor Manuel, e com o apoio de cerca de 50 mil pessoas de todas as partes do mundo, que enviaram cartas para o Ministério da Justiça do Brasil exigindo uma providência em defesa do território da tribo Awá.

Para o índio Nixiwaka Yawanawá, “esta importante vitória surgiu por causa da campanha incansável da Survival International e seus aliados no Brasil para proteger as florestas e as vidas de meus parentes, e a pressão da comunidade internacional sobre o governo brasileiro para proteger as terras dos povos indígenas, de acordo com a Constituição brasileira. Agradecemos a todos os apoiadores que nos mostraram solidariedade nessa luta pela vida”.

A tribo dos Awás é um dos últimos povos indígenas que dependem completamente da floresta para sua sobrevivência. Porém, a sobrevivência na floresta estava ameaçada pela presença ilegal e hostil dos madeireiros em suas terras. Os índios sofriam com os desmatamentos e os encontros nada amistosos com madeireiros.

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

Mais vistos