O preço alto das tarifas de ônibus foi o estopim para uma onda de manifestações de junho de 2013. Mais de um ano e meio depois, os protestos arrefeceram, mas a necessidade de um transporte público melhor e mais barato continua, e se torna urgente diante de demandas ambientais cada vez mais severas.
O Cidades e Soluções desta quarta-feira mostra o exemplo de dois municípios brasileiros que conseguiram o que pode parecer impossível: oferecer um sistema de tarifa zero, em que todo mundo anda de ônibus de graça. São eles: Agudos, em SP, e Porto Real, no Rio de Janeiro. Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Alain Flausch, Secretário Geral da Associação Internacional de Transportes Públicos, falam sobre os desafios para a criação de recursos para o financiamento do transporte público nas grandes cidades.
Você vai ver também como Londres barateou e melhorou o transporte público com os recursos da “green tax”, a taxa criada para financiar a mobilidade urbana.