O Protocolo de Montreal, em 1987, determinou a substituição do CFC por outros gases menos danosos ao meio ambiente. Para atender ao Protocolo, o Brasil lançou, em 2002, o Plano Nacional de Eliminação de CFC.
Entre as ações desenvolvidas, o Plano prevê a substituição de geladeiras entre a população carente em algumas cidades do Brasil. As geladeiras antigas, com CFC, são trocadas por novas, que utilizam gases menos poluentes e consomem menos energia. O gás capturado nas geladeiras antigas é recuperado em centrais de tratamento, e pode ser reutilizado em outras atividades.
Links:
– No site Protocolo de Montreal – Brasil, você conhece os termos do Protocolo e as ações realizadas no Brasil para a eliminação dos gases CFC. O site apresenta também uma agenda de eventos e seminários relacionados ao assunto.
– No site do Ministério do Meio Ambiente, leia mais sobre o Plano Nacional de Eliminação de CFC, que estabeleceu as metas para o fim da produção e exportação dos gases CFC no Brasil até 2007.
– No site do Grupo Neoenergia, saiba mais sobre a parceria entre as empresas de energia do grupo – Coelba, na Bahia, e Celpe, em Pernambuco – e o Ministério do Meio Ambiente, que permitiu a troca de geladeiras entre a população carente e o reaproveitamento do CFC das geladeiras antigas.
– Leia a notícia no site da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro sobre a implantação da Central de Regeneração de Gás CFC na cidade.