Relacionados

Reciclagem de lixo eletrônico

Já existem mais de um bilhão de computadores no mundo. A universalização digital se expande junto com o lixo eletrônico, o gênero de resíduo que mais cresce no planeta. Mas o acesso à informática ainda tem um obstáculo: as desigualdades sociais. Para democratizar o ensino e a utilização dos computadores, algumas organizações coletam máquinas usadas para recuperá-las e promover a inclusão digital em comunidades de baixa renda.

O CDI, Comitê para a Democratização da Informática, surgiu no Rio de Janeiro e expandiu fronteiras: hoje, faz a diferença em 20 estados brasileiros e 10 países. Em São Paulo, a ONG Oxigênio qualifica jovens a recuperar computadores velhos e até máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia, transformando-as em máquinas em condições de uso. Tudo é doado para instituições que se dedicam a ensinar pessoas de todas as faixas etárias a explorar os recursos e possibilidades do mundo da informática.

Saiba mais:

– No site do CDI, o Comitê pela Democratização da Informática, você encontra informações de como e onde doar peças de computadores, bem como sobre as campanhas mantidas e apoiadas pela ONG, que já está presente em 10 países;

– Conheça o trabalho da ONG Oxigênio, que capacita jovens e adolescentes em informática e eletrônica, e conheça as entidades beneficiadas com a doação de máquinas recondicionadas;

Clique aqui e conheça o trabalho da Basel Action Networked (BAN), uma das mais importantes e atuantes organizações não-governamentais que alertam sobre o problema crescente do lixo eletrônico. Em inglês.

Entre aqui para conhecer o relatório mais recente da BAN, criticando a estratégia dos países desenvolvidos, e especialmente os Estados Unidos, para se livrarem de seu lixo tecnológico. Em inglês.

 

Mais vistos