No Cidades e Soluções, conheça os bastidores de um dos mais modernos viveiros de mudas de árvores do país. Veja como o conhecimento científico e a inovação tecnológica ajudam a aquecer um mercado que ganha força no Brasil. E a expectativa de que proprietários rurais possam revegetar uma área equivalente a 5 vezes o estado do rio de janeiro por conta do código florestal.
Para mais informações sobre a empresa que mostramos no programa, clique aqui.
Abaixo, seguem os números parciais referentes a produção de mudas nativas no Brasil levantados por um projeto feito por uma COOPERAÇÃO do MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) E do INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA):
NOME DO PROJETO: “CUSTOS E GARGALOS PARA A RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO BRASIL”
OBJETIVOS: Desenhar um panorama da situação dos viveiros no Brasil; compreender capacidade do país em cumprir sua legislação ambiental e propor políticas públicas que auxiliem para o cumprimento dessas leis.
METODOLOGIA: Entrevistas a viveiros e produtores de mudas e sementes de árvores nativas do Brasil através de um questionário estruturado, aplicado via telefone e email. Somente foram entrevistados viveiros que produzem espécies nativas.
RESULTADOS PARCIAIS (96% dos viveiros levantados inicialmente já foram entrevistados) – 249 viveiros responderam à entrevista.
Tabela 1. Número de viveiros que participaram da pesquisa, por região.
Fonte: dados da pesquisa.
Tabela 2. Capacidade média de produção anual de mudas por região.
Fonte: dados da pesquisa
Tabela 3. Produção anual média de mudas por região.
Fonte: dados da pesquisa