Relacionados

Quanto vale a natureza?

 

Quanto valem as florestas? As barreiras de corais? A água doce e a terra fértil?

“Tornar visível o invisível”. São incontáveis os benefícios gerados pelo trabalho silencioso e constante dos ecossistemas e da biodiversidade: polinização, regulação do clima, fertilidade do solo, bem-estar… Serviços que, apesar de fundamentais, não entram no cálculo convencional da riqueza de uma nação, não fazem parte do planejamento estratégico de uma cidade ou de uma atividade econômica.

Em entrevista exclusiva, o economista indiano Pavan Sukhdev explica a metodologia TEEB (Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade) que vem sendo usada pela ONU para valorar os serviços ambientais prestados gratuitamente pela natureza em favor da humanidade.

Conheça as opiniões da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Subsecretária de Economia Verde do Estado do Rio, Suzana Kahn, do economista Hugo Penteado e do biólogo Ângelo dos Santos.

 

ASSISTA AO VÍDEO

 

Tudo e mais um pouco do TEEB:

:: Acompanhe na íntegra a entrevista exclusiva dada pelo economista indiano Pavan Sukhdev a André Trigueiro. Ele explica em inglês a metodologia desenvolvida por ele com o apoio da ONU para valorar os serviços ambientais. O TEEB (economia dos ecossistemas e da biodiversidade). No programa foi utilizado somente algumas partes da entrevista. Enjoy!

Entrevista exclusiva: vídeo

 

:: No site do TEEB, você encontra os relatórios que explicam em detalhes a metodologia, que foi apresentada na COP 10, em Nagoia, no ano passado, e vem sendo usada pela ONU para valorar os serviços ambientais (o site é em inglês, mas alguns relatórios estão disponíveis também em português). O Brasil, que pode ser considerado o país mais rico do mundo em termos de capital natural, já prepara um relatório TEEB nacional (clique aqui para saber mais).


:: Leia o artigo do economista Hugo Penteado inspirado no programa: http://bit.ly/nXAoNm

 

 


 

Mais vistos