Coletores solares

Uma energia limpa, renovável e que, depois dos custos de instalação, é gratuita.

Num país que ainda não se livrou da ameaça do apagão, 7% de toda energia produzida tem como destino o chuveiro elétrico. Isso equivale ao consumo de energia do estado do Rio Grande do Sul. Nas comunidades de baixa renda, o uso regular do chuveiro elétrico corresponde a 30% do total das contas de luz.

As cidades brasileiras se mobilizam em favor dos coletores solares. Nas câmaras municipais de Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte discute-se a conveniência de criar benefícios fiscais para quem instalar o equipamento. Em São Paulo, a maior cidade do país, a prefeitura deverá enviar ainda este ano à câmara dos vereadores um projeto de lei sugerindo que todas as novas construções residenciais com mais de 3 banheiros sejam obrigadas a instalar coletores. A obrigatoriedade vale também para novos hotéis, clubes, academias, creches, orfanatos e outros estabelecimentos comerciais.

Para mais informações sobre coletores solares, acesse os links abaixo:

Clique aqui e faça o download do livro “Um banho de sol para o Brasil: o que os coletores solares podem fazer pelo meio ambiente e a sociedade”, do Instituto Vitae Civilis.

– Conheça o projeto Cidades Solares, uma iniciativa conjunta da Ong socioambiental Vitae Civilis e da DASOL – ABRAVA, a Diretoria Solar da Associação Brasileira de Fabricantes de Equipamentos de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Clique aqui e veja o manual elaborado por José Alcino Alano, morador de Tubarão/SC, que desenvolveu um coletor solar a partir de produtos recicláveis: garrafas PET e caixas de leite.