Veja neste programa: as lavouras brasileiras recebem, por ano, mais de um bilhão de litros de 1.500 agrotóxicos diferentes. Um negócio que movimenta bilhões de dólares, mas não conta com o devido rigor na fiscalização.
Consumidores desinformados, falhas no registro de intoxicações e limitações dos poderes de controle da Anvisa são alguns dos problemas que o repórter Rodrigo Carvalho levanta neste Cidades e Soluções: como isto atinge a nossa vida, a nossa saúde? Como o consumidor pode se tornar mais consciente para esta questão?
Confira aqui onde conseguir mais informações sobre o tema do programa desta semana.
– A Anvisa mantém uma linha telefônica gratuita para o Disque-Intoxicação, serviço de informação e esclarecimento à população sobre produtos tóxicos em todo o Brasil: 0800 722 6001.
– Conheça o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, o Sinitox. No site, você encontra os registros de intoxicações no Brasil, por região e por produto tóxico.
– No site da Fersol,você encontra mais informações sobre a fabricante brasileira de metamidofós.
– Clique aqui para acessar a íntegra da Nota Técnica elaborada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recomendando a proibição do uso do metamidofós no Brasil.
– Também no site da Anvisa, conheça o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, o PARA, que divulga anualmente os índices de agrotóxicos encontrados em alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor.
– No blog Em Pratos Limpos, mantido pela AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – você encontra informações sobre a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. E tem acesso ao documentário “O veneno está na mesa”, do cineasta Silvio Tendler.
– No site do Instituto Humanitas Unisinos, confira a entrevista com o médico sanitarista Wanderley Pignati sobre os efeitos dos agrotóxicos.
E leia o artigo exclusivo para o microblog: CONTROLE DE AGROTÓXICO NO BRASIL
por Leticia Rodrigues da Silva, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Gerente de Normatização e Reavaliação da ANVISA e responsável pelas reavaliações toxicológicas dos agrotóxicos