Valorizando a Vida

• Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio

No Brasil, embora a taxa de mortalidade por suicídios, de 4,5/100.00 habitantes, seja considerada baixa, existem Estados e Municípios que apresentam taxas duas vezes superiores à média nacional, como, por exemplo, o Estado do Rio Grande do Sul (9,8/100.000). Nesse Estado, em determinadas faixas etárias, as taxas chegam a 30,2/100.000.
Com  objetivo de reduzir taxas de suicídios e tentativas e os danos associados com comportamentos suicidas, como o impacto traumático do suicídio na família, nas comunidades, nos locais de trabalho, nas escolas, outras instituições e na sociedade brasileira, a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde apresenta a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

• CVV

Link do mais antigo, respeitado e eficiente serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio do Brasil.

• Lixo e suicídio

Artigo escrito por André Trigueiro para o CVV, no qual são comparados os serviços prestados pelos catadores de recicláveis e os voluntários do CVV.

• “Suicídio, problema oculto na saúde pública: papel da mídia no esclarecimento”

Texto de André Trigueiro publicado no livro “Violência faz mal à saúde”, do Ministério da Saúde, Editora MS, Brasília, 2004

• Laboratório de Estudos Sobre a Morte (LEM)

O grupo de pesquisa é relacionado ao Instituto de Psicologia da USP e, além de estudos sobre o tema, presta assistência à comunidade.
Acesse o site: www.ip.usp.br/laboratorios/lem/lem.htm ou ligue (11) 3818-4185, ramais 31 e 33.

• Instituto Sedes Sapientiae

Criado em 1978, a entidade tem um trabalho sério de formação de profissionais ligados à saúde mental. Entre os cursos e palestras há também atendimento à pacientes.
Acesse o site: sedes.org.br ou ligue para (11) 3866-2730.

• Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

O instituto ligado a PUC de Sâo Paulo faz atendimentos, avaliações e orientações.

Acesse o site: http://www.pucsp.br/clinica/ | Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira das 9h às 21h (com hora marcada). Ligue para: (11) 3862-6070