Relacionados

Você topa comer um desses? | Jornal da Globo

 

Fonte: Jornal da Globo – Coluna Sustentável

 

A guerra da China contra a poluição foi tema de uma série de reportagens realizadas em parceria com o Globo Natureza. Para encerrar a série, o repórter André Trigueiro fala de um dos locais mais pitorescos de Pequim: a rua de comércio popular. É lá que se encontram comidas bem diferentes, como escorpiões e até aranhas.

Nossa equipe foi ao outro lado do mundo pra ver de perto a guerra da China contra a poluição. Mostramos que os chineses sofrem com o ar pesado por causa da fumaça de carvão e dos carros.

Máscaras fazem parte do cotidiano, as famílias se trancam em casa e o ar contaminado provoca doenças. O governo já iniciou uma grande ofensiva contra a poluição, investindo quase US$ 600 bilhões para limpar o ar e a água e desenvolver novas tecnologias.

No meio de tudo isso também conhecemos algumas das principais atrações turísticas da China: a Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial e a rua mais pitoresca do país: a das comidas típicas e, em alguns casos, bem esquisitas.

A rua de comércio fica bem no centro de Pequim, junto a um dos calçadões mais conhecidos da cidade. Tudo que é servido lá é frito. Doce, salgado, frutos do mar. Tudo frito.

Entre os pratos diferentes, estão os pássaros, escorpiões, vermes e lacraias. Também servem cavalo marinho, uma espécie que, no Brasil, é protegida.

O visitante também poderá experimentar uma aranha, um gafanhoto e até um escorpião preto gigante! A equipe de reportagem encontrou um desses escorpiões vivo no espeto, depois de ser frito em um óleo preto que impressiona.

A viagem para a China é realmente uma aventura em todos os sentidos. Uma China para guardar na memória.

 

ASSISTA AO VÍDEO

 

 

 

Reportagem: André Trigueiro / Imagens: Franklin Feitosa

Produção: Clarissa Cavalcanti / Arte: Reinaldo Sasai e Mário Dal’mas Sanabria

Edição e finalização: Rômulo Nunes / Direção e edição: Silvana Requena

Agradecimentos: CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China)

 

 

 

Mais vistos