Aos poucos os veículos elétricos vão conquistando espaços importantes no mercado brasileiro. Em São Paulo, é possível andar nos ônibus elétricos, os trólebus, que dividem as pistas com os ônibus equipados com motores híbridos (eletricidade e combustível), mais econômicos e eficientes.
Já existem 58 pontos de revenda de motos elétricas no país, que não fazem barulho nem produzem fumaça. As motos podem ser recarregadas em tomadas comuns e cada reabastecimento custa o equivalente a 50 centavos de real em energia elétrica.
No pátio da Usina de Itaipu foi instalada uma linha de montagem de veículos elétricos. A pequena fábrica está produzindo uma frota que presta serviços à empresa, e ajuda os pesquisadores a realizarem os ajustes necessários na tecnologia.
Links:
– Saiba mais sobre a história dos trólebus e sobre os ônibus movidos a energia elétrica e motores híbridos em São Paulo;
– No site da Unicamp você conhece a tecnologia por trás do motor híbrido;
– Para conhecer o protótipo do carro elétrico, entre na página de Itaipu Binacional;
– Clique aqui e veja mais informações sobre as motocicletas movidas a energia elétrica;
– Para mais sobre o desenvolvimento do setor de veículos movidos à energia elétrica nos sites da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE);
– Leia a edição número 0 da revista Híbrida, especializada em veículos elétricos.