O telhado é um item importante para a sustentabilidade de uma construção. Dependendo do material usado, pode aumentar ou reduzir a temperatura interna, aproveitar materiais recicláveis e fazer a diferença até mesmo no combate ao aquecimento global.
Em Porto Alegre, fomos conferir a expansão do mercado dos telhados verdes, coberturas vegetais que, colocadas acima da construção, garantem maior isolamento térmico, incentivam a presença de insetos polinizadores e pássaros e melhoram o visual. Em São Paulo, pintar telhados de branco para reduzir o aquecimento é a proposta do Green Building Council Brasil, o Conselho de Construção Sustentável. E no Rio de Janeiro, fomos conferir a telha feita a partir de embalagens tipo longa vida recicladas. Além de ser a solução para este tipo de resíduo, são mais leves, resistentes e amenizam a temperatura no interior da construção.
– Saiba mais sobre o Ecotelhado, as coberturas verdes que estão ganhando os telhados de Porto Alegre.
– Conheça a campanha One Degree Less – Um Grau a Menos, desenvolvida pelo Conselho de Construção Sustentável para incentivar a disseminação dos telhados brancos para combater o aquecimento global.
– No site da Tetra Pak, você encontra informações sobre a reciclagem da embalagem longa vida para a produção de telhas.