Relacionados

Pará sustentável

Uma cidade marcada pela violência, ocupação desordenada e destruição da floresta. Paragominas, no Pará, por muito tempo figurou entre as cidades que mais desmatam a Amazônia, por conta da pecuária de grande porte, agricultura e das carvoarias.

A necessidade de acabar com a imagem negativa foi o impulso para a mudança. Um pacto entre governo, produtores rurais e a sociedade civil organizada foi firmado em 2008, com um objetivo audacioso: o desmatamento zero. A articulação entre tecnologia, conscientização da população e as exigências do mercado tornaram possível esse trabalho, que está apenas começando, mas já se tornou referência para toda a região.

Saiba mais:

– No site da Prefeitura Municipal de Paragominas, saiba mais sobre o pacto pelo desmatamento zero firmado na cidade;

– No site Amazonia.org, da ONG Amigos da Terra, leia reportagem sobre a mobilização da prefeitura e sindicatos da cidade contra uma liberação de desmatamento concedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Pará;

– Conheça a ONG The Nature Conservancy (TNC) e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido em diversas regiões do Brasil;

– Visite o site do Imazon – o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – que promove estudos e projetos para o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Mais vistos