Lixo mínimo

Reduzir ao máximo o volume de lixo que produzimos todos os dias é o objetivo do projeto ‘Lixo Mínimo’, implantado de forma pioneira no mais antigo hotel da região de Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O projeto inspirou o livro “Lixo Mínimo: uma proposta ecológica para hotelaria” e também um novo modelo de gestão dos resíduos em uma clínica psiquiátrica na Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa dá destino a todo tipo de resíduo: orgânico, reciclável e até mesmo pilhas e baterias, que provocam contaminação do solo quando descartados em lixões e aterros sanitários.

Através de providências simples e fáceis de replicar, o projeto Lixo Mínimo requer um planejamento adequado e a devida instrução de todos os envolvidos. O resultado é a redução drástica do volume de lixo, gerando benefícios ambientais e econômicos.

Links:

– Conheça o site do Hotel Bühler, pioneiro na implantação do lixo mínimo no Brasil.

– Para fazer contato com a autora do livro “Lixo Mínimo – uma proposta ecológica para hotelaria”, da Editora SENAC, escreva para silvia@pousadaterrasaltas.com.br.