Relacionados

Alunos da comunicação da Fumec debatem sustentabilidade com jornalista ambiental

 

O encontro do jornalista ambiental, André Trigueiro, com os alunos de comunicação da Universidade Fumec aconteceu no dia 26 de setembro. Com um discurso firme e envolvente, Trigueiro chamou a atenção para o sério problema que aflige os tempos atuais e definiu o meio ambiente como o “assunto do século”.

 

Crédito: Pedro Cunha

 

O jornalista e apresentador da Globo News, André Trigueiro, é um dos maiores especialistas em questões ambientais da atualidade no Brasil. Trigueiro apresenta o programa Cidades e Soluções, onde mostra iniciativas de desenvolvimento sustentável. Recentemente, o jornalista falou como deve ser feita a renovação dos recursos naturais e como resolver o problema crescente de mobilidade nos grandes centros urbanos. Ao ser questionado sobre o significado de sustentabilidade, Trigueiro não titubeou: “Sustentabilidade é dar o passo do tamanho da perna. É estabelecer uma relação de equilíbrio, harmonia em relação ao meio em que estamos inseridos”.

André afirmou ainda, que o capitalismo passa por um processo de adaptação à nova realidade mundial, que tem, “a ponta da agulha da bússola, o norte magnético, apontado para a sustentabilidade”. Ele concluiu dizendo que antes de tudo é preciso definir o que realmente é sustentável, pois o que não for, não se tornará e por isso, será necessário saber lidar.

Aos estudantes de jornalismo presentes no evento, ele foi categórico e deixou seu recado: “Estudante que passa pela universidade sem acessar esses conteúdos é analfabeto ambiental e não está preparado para cumprir a sua função social”.

Além do jornalista André Trigueiro, profissionais de diversas áreas também participaram do evento, como o professor da Fundação Dom Cabral, Cláudio Boechat, a coordenadora do projeto ASAS, Natasha Rena, e a assessora da área de relacionamento com a comunidade da Fiat, Ana Luísa Veloso.

 

Entrevista coletiva

 


André Trigueiro

 

Sobre André Trigueiro

Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro “Mundo Sustentável – “Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI”, e “Espiritismo e Ecologia”, lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio, pela Editora FEB, 2009. É apresentador do Jornal das Dez e editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É também comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.

Desde 1996 vem atuando como repórter e apresentador do “Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Pela série “Água: o desafio do século 21″ (2003) recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Pela série “Kioto: O protocolo da Vida” (2005) recebeu o título de “Hors Concours” no Segundo Prêmio CEBDS de “Desenvolvimento Sustentável”. Pela série “A nova energia do mundo” (2005) , recebeu o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2005, oferecido pela Eletrobrás e pela Petrobras.

Pelo programa “Cidades e Soluções” recebeu o Prêmio ABRELPE de Reportagem (2007), o Prêmio Especial do Júri – categoria Mídia (2007) na 3ª Edição do Prêmio CEBDS (2007), o 3º Prêmio ABCR de Jornalismo, o Prêmio Ethos de Jornalismo na categoria mídia eletrônica – TV (2007), o I Prêmio Microcamp de Jornalismo – categoria telejornalismo (2008), o Prêmio Abraciclo 2008 – Troféu Destaque e o Prêmio Urbanidade do IAB/RJ (2008), Prêmio Top Etanol de Jornalismo, na categoria Telejornalismo (2010), Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade (2010) e Prêmio GreenBest, na categoria Veículo de Comunicação pela Academia GreenBest (2011). Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Sustentabilidade (2007 e 2009). Recebeu o Prêmio Ethos de Jornalismo 2008, pelo conjunto da obra em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável (na categoria TV). Recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro (2008).

Cobriu pela Globo News as Olimpíadas de Sidney (2000), a as Copas do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e na Alemanha (2006), e as eleições para a presidência dos Estados Unidos (2004) e a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (COP-15), em Copenhague na Dinamarca (2009). É Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido na Globo News desde outubro/2006. É comentarista da Rádio CBN desde 2003, onde apresenta aos sábados e domingos o quadro “Mundo Sustentável”. Presidiu o Júri da VI e da VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.

 

Fonte: Fumec

 

 

 

Mais vistos