Relacionados

5 coisas incríveis feitas com crowdfunding em 2013

 

Fonte: Gente que coopera cresce

 

Kickstarter, um dos maiores sites definanciamento coletivo do mundo, divulgou uma lista com os projetos que mais se destacaram em 2013. Entre muitas iniciativas originais, selecionamos cinco que valem a pena serem conhecidas.

 

 

1. Um helicóptero movido pela força humana

O que parecia uma engenhoca vinda dos filmes de ficção tornou-se realidade por meio do crowdfunding: um helicóptero que não utiliza combustível, propulsado por um sistema controlado somente por pessoas. A equipe AeroVelo queria mostrar ao mundo o que é possível fazer quando se buscam soluções simples e inovadoras para problemas antigos. Ao arrecadar 34 mil dólares, eles conseguiram fazer o helicóptero voar – e vencer o Prêmio Sikorksy, que desafia máquinas a voarem por um minuto e atingir uma altura de 3 metros. Até então, ninguém havia atingido o feito. Confira como funciona:

 

 

2. Um relógio conectado ao smartphone

O projeto de um relógio customizável, contectado ao smartphone, captou mais de 10 milhões de dólares no Kickstarter. Apesar do estilo minimalista, o Pebble tem várias utilidades: recebe notificações, mensagens e alertas das redes sociais, permite a leitura de SMS e disponibiliza aplicativos de fitness, música, jogos, entre outros. E, ao que parece, muito mais está por vir. O “smartwatch” já está a venda no site www.getpebble.com.

 

 

3. Uma sala de aula feita de contêiner

Na Califórnia, um grupo de estudantes e professores conseguiu 16 mil dólares para construir suas próprias salas de aula. Todos colocaram a mão na massa para bolar, projetar e construir uma área de estudo com cerca de 75 m² usando contêineres. Eles são uma alternativa mais barata a uma estrutura de concreto convencional. Batizado de Studio H, o espaço promove o pensamento crítico, a cidadania e a criatividade. Veja o site do projeto: www.projecthdesign.org.

 

 

4. Uma exposição fotográfica no Muro de Berlim

Kai Wiedenhöfer passou sete anos fotografando muros que separam as pessoas ao redor do mundo. Com o material em mãos, teve a ideia de fazer em uma exposição em um dos mais simbólicos monumentos da cidade onde vive: o muro de Berlim. 14 mil euros depois, viu seu sonho virar realidade com a ajuda do financiamento coletivo. WALLONWALL ficou aberta paravisitação gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 4 meses. A ideia foi mostrar as questões sociais e econômicas envolvidas com os muros de separação e passar uma mensagem: de que a paz nasce onde eles caem, não onde são erguidos. Saiba no site www.wallonwall.org.

 

 

5. Um documentário sobre uma fotógrafa esquecida no tempo

As fotografias de Vivian Maier pareciam destinadas a ficar na obscuridade, até que John Maloof trouxe a público os 100 mil negativos que ela colecionou durante sua vida. As imagens renderam fama à Maier, por retratarem de forma rica a vida nas ruas americanas nos anos 1950. A história da misteriosa fotógrafa, que na verdade trabalhava como babá, pôde ser revelada ao público no documentário Finding Vivian Maier, que arrecadou mais de 100 mil dólares por meio de crowdfunding. O filme será lançado oficialmente em março deste ano. Assista ao trailer:

 

 

Veja a lista completa de destaques do Kickstarter em 2013.

 

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

Mais vistos