Relacionados

O país que foi quase 100% abastecido por energia renovável em 2016

 

Por Jéssica Miwa

Fonte: The Greenest Post

 

Com forte iniciativa do governo para reduzir suas emissões, a Costa Rica tem investido pesado em fontes renováveis para o abastecimento de residências, indústrias e empresas locais. Já contamos por aqui sobre a promessa do país, feita em maio de 2015, de passar 6 meses utilizando apenas fontes renováveis de energia.

Quase dois anos depois, vem a boa notícia: segundo o Instituto Nacional de Eletricidade, a Costa Rica se superou e, durante todo o ano de 2016, foi 98,1% abastecida por energia proveniente de fontes renováveis. Este é o segundo ano consecutivo que o país chega perto da meta de 100%. Em 2015, conseguiram chegar em 99%. A conquista mostra que é possível SIM contar apenas com fontes renováveis – contrariando muitos céticos.

O grande motivo pelo qual é possível atingir esse número tão expressivo é o baixo consumo de energia elétrica per capita e o tamanho da nação, que atualmente tem 4,9 milhões de habitantes. Em média, cada costa-riquenho gasta 1/7 da energia que um morador dos EUA consome, por exemplo. Com a demanda menor, fica mais fácil supri-la apenas com energia renovável.

O mix energético do país fica dividido entre energia hidroelétrica, solar e eólica (sendo que 75% provém da água). O plano para 2017 é ter uma matriz ainda mais renovável. Quatro usinas eólicas estão vindo aí para ajudar o país a atingir sua meta.

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

Mais vistos