Relacionados

Estudo alerta: 80% da água consumida na China está contaminada

 

Por Jéssica Miwa

Fonte: The Greenest Post

 

 

Quando o assunto é a qualidade do ar, a situação (nada favorável) da China já é conhecida de todos. Mas estudo recente dá destaque a um novo problema, tão grave quanto: a poluição hídrica. Mais de 80% de toda a água do país está contaminada.

Feito a partir de amostras de mais de 2 mil poços, de diferentes regiões, o estudo abrange as principais fontes de água da população chinesa e atesta: o recurso utilizado pelos cidadãos não é seguro para tomar banho — e muito menos para ingestão.

O problema não é novidade para a população. Ainda em 2011, o governo criou um plano para acabar com a poluição das águas subterrâneas até 2020. Mas relatório publicado em 2014 comprovou que os objetivos do plano ainda estão longe de serem atingidos. E o tempo está passando… 

O estudo mais recente sobre o tema também não traz nenhuma esperança! Segundo ele, 32,9% da água chinesa pode ser usada apenas pelas indústrias e 47,3% não deveria ser utilizada nem para este fim. E mais: a contaminação é causada pelas fábricas e agricultores do país, que utilizam o recurso de forma indevida.

Para o professor Dabo Guan, da Universidade Esta Anglia, na Inglaterra, “os chineses veem a poluição do ar todos os dias, o que cria uma pressão sobre o tema. Com a água não acontece o mesmo. Não se vê o quão ruim sua qualidade está”, reflete. Ele conclui: “Isso é um perigo. A poluição da água é o maior problema ambiental da China atualmente”.

Já o governo discorda. Segundo Ma Jun, diretor do Ministério do Meio Ambiente da China, a população não bebe da água dos reservatórios estudados, mas de outros bem mais fundos (e de boa qualidade). Ahan…

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

 

 

Mais vistos