Relacionados

Dinamarca inaugura 1º supermercado do mundo que só vende comida vencida (com desconto)

 

Fonte: The Greenest Post

 

Dinamarca inaugura 1º supermercado do mundo que só vende comida vencida (com desconto)

Foto: Divulgação/Folkekirkens Nødhjælp

 

 

Laticínios, carnes, frutas, vegetais, pães, alimentos congelados… Tudo o que um supermercado comum oferece em suas prateleiras, com uma diferença: todos os produtos que estão à venda já passaram do prazo de validade informado na embalagem. Assim é oWefood, primeiro supermercado do mundo a comercializar comida vencida (ou que iria para o lixo por estar com má aparência).

Inaugurado na Dinamarca, pela ONG Folkekirkens Nødhjælp, que luta contra o desperdício de comida, o estabelecimento anda fazendo sucesso entre os moradores da cidade de Copenhague, onde está localizado. Até fila os clientes estão fazendo na porta do supermercado, que em dois dias de funcionamento conseguiu zerar todo o seu estoque inicial. Pudera: por lá, as mercadorias são vendidas com até 50% de desconto por estarem fora do prazo de validade.

Os alimentos vendidos no local são doados por duas das maiores cadeias de supermercados do país, a Føtex e a Danske Supermarked, além de mercados locais. A administração do Wefood aceita todas as comidas que esses estabelecimentos planejavam jogar no lixo. Depois, grupo de voluntários faz a triagem do que pode ser vendido ao público sem representar risco nenhum a sua saúde. Curtiu?

Enquanto, aqui no Brasil, nossos códigos Civil e Penal determinam que “qualquer dano causado aos receptores de alimentos doados será de responsabilidade de quem os doou”, fazendo com que a maioria das empresas optem por jogar alimentos bons no lixo para não correr riscos de processos, na Dinamarca a iniciativa do Wefood recebeu o apoio da princesa Marie e da ministra do Meio Ambiente e Alimentação, Eva Kjer Hansen. Quanta diferença, não?

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

Mais vistos