Relacionados

DiCaprio e Cia — 8 celebridades defensoras do meio ambiente

 

Por Vanessa Barbosa, de Exame.com

Fonte: Exame.com

 

Para além do reconhecimento público de uma carreira bem sucedida, a fama obtida no mundo do show business é sinônimo de influência. Os dotados de tal aura são capazes de magnetizar multidões para um determinado estilo de vida, um tipo de pensamento e de ação. Cientes de sua condição, muitos artistas usam esse prestígio para defender e disseminar causas nobres.

Uma das personalidades que melhor expressam essa faceta é Leonardo DiCaprio. O discurso do ator ao receber o Oscar por seu papel em “O Regresso” ilustra bem seu engajamento em defesa pelo meio ambiente: “O filme foi sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora”, disse ele.

E acrescentou: “Precisamos trabalhar coletivamente e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelas bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos, e pelas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política”.

Ativista fervoroso, o astro revelado em ‘Titanic’ criou até uma fundação com o seu nome, que reúne os problemas mais urgentes ligados ao tema — das consequências do aquecimento global à importância de optar por fontes de energia renováveis e de preservar espécies de animais em risco de extinção.

Seus esforços lhe renderam, em 2003, o título de “Líder Ambiental”, concedido pela associação ambiental Global Green USA. Ele também co-produziu e narrou o documentário 11th Hour, sobre o aquecimento global, ao que se seguiram outros, como ‘Global Warning’, ‘Water Planet’ e “Cowspiracy”.

DiCaprio não está sozinho. No hall ‘verde’ da fama, outras personalidades unem-se a ele. Confira nas imagens celebridades que usam sua influência e visibilidade para apoiar causas ambientais.

 

Mark Ruffalo

O ator, diretor, produtor e ativista americano Mark Ruffalo se preocupa tanto com o meio ambiente que comprou uma briga particular com uma das corporações mais poderosas do mundo no ramo de agricultura e biotecnologia, acusando-a de monopolizar o sistema de alimentos. Ruffalo não é apenas contra os organismos geneticamente modificados (OGM), mas ele também é um crítico feroz do processo de ‘fracking’, ou fraturamento hidráulico, que consiste em injetar no solo toneladas de água misturada com areia e produtos químicos, sob alta pressão, com o objetivo de quebrar a rocha e liberar as reservas de óleo natural e gás.

 

 

 

Cate Blanchett

Cate Blanchett é uma espécie de “estrela recrutadora” para a causa ambientalista em seu país natal. Associada à Fundação Australiana de Conservação, a atriz se comprometeu a reduzir sua pegada de carbono. Para cumprir a meta, instalou painéis de energia solar em casa, iniciativa replicada na Companhia Teatral de Sidney, onde atua. Também reduziu em 20% o consumo doméstico de água e luz.

Cate é uma das principais figuras no comando da Hora do Planeta na capital australiana, projeto que incita a todos a desligarem as luzes de suas casas e centros comerciais durante 60 minutos, em ato simbólico contra as mudanças climáticas. Ela participa ativamente das manifestações em prol do meio ambiente, seja em passeatas pelas ruas ou em eventos fechados, e também realiza doações generosas a associações defensoras da causa.

 

 

Edward Norton

Protagonista de filmes como “Clube da Luta” (1999) e “O Ilusionista” (2006), Edward Norton é o embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade, desde julho de 2010. Mas o envolvimento com questões ambientais é uma herança de família antiga. O pai do ator também defende a conservação ecológica e os avós maternos fundaram uma organização para ajudar a fornecer moradia acessível nos Estados Unidos. Membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem e ativista de longa data, o ator americano chegou a arrecadar mais de 1 milhão de dólares, o equivalente a cerca de 1,8 milhão de reais, após participar de uma maratona na cidade de Nova York. Os recursos foram destinados a comunidades locais no Quênia. Ele ainda arranja tempo (e um bom investimento) para preservar o Grand Canyon, além de ser um dos principais mecenas de ONG’s ambientalistas, como o Wilderness Society e o Earthjustice.

 

 

 

Gisele Bundchen

Passarelas mundo a fora, Gisele Bundchen também representa o país em outra área. Há mais de seis anos, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA tenta chamar atenção para o que vem acontecendo com o meio ambiente. No final de 2008, Gisele criou com sua família o Projeto Água Limpa, que visa implementar ações de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva (RS), região onde nasceu.

 

 

Pierce Brosnan

Consagrado no papel de um agente secreto do serviço de espionagem britânica, Pierce Brosnan é, fora da ficção, um agente em defesa do meio ambiente. Ele não está sozinho nessa empreitada. Junto de sua mulher, Keely Shaye, o ator irlandês investe tempo e dinheiro em prol da proteção do mamíferos marinhos. Crítico ferrenho da moratória de caças à baleia, em países como Japão e Irlanda, ele defende a não-tolerância à atividade, sob qualquer justificativa.

 

 

Jared Leto

Jared Leto é conhecido como o vocalista da banda 30 Seconds to Mars bem como por sua atuação nos filmes “Requiem for a Dream” e “O Clube de compras Dallas” (este último lhe rendeu um Oscar), mas alguns de seus trabalhos mais importantes foram para o meio ambiente. Jared é adepto do veganismo há mais de 20 anos e, sempre que pode, incentiva os outros a seguir seu exemplo. Segundo definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade sobre o assunto, o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.

 

 

Richard Branson

O que um bilionário como Richard Branson, fundador do império Virgin, pode fazer pelo planeta Terra? Aficionado por inovação e por literalmente desbravar o universo, Branson só tem a oferecer investimentos robustos. Eleito, em 2007, um dos heróis do meio ambiente pela revista Time, ele acredita que a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas tecnologias são a melhor esperança para evitar desastres. Em 2006, Branson se comprometeu a investir parte dos lucros das companhias aéreas Virgin’s e empresas de trem para desenvolver combustíveis limpos, renováveis e tecnologias ambientais de ponta.

 

 

 

 

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais vistos