Relacionados

Brasil quer reduzir 43% das emissões de gases de efeito estufa até 2030

 

Por Marcelo Teixeira

Fonte: Reuters

 

O Brasil anunciou neste domingo que reduzirá suas emissões de gases de efeito estufa em 43 por cento até 2030, mas a presidente Dilma Rousseff afirmou que o objetivo já inclui esforços realizados desde 2005 de combate ao desmatamento.

A presidente apresentou as metas do país durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, afirmando que estas são tão ou mais ambiciosas que aquelas dos países mais desenvolvidos.

Dilma reafirmou o compromisso do país com o fim do desmatamento ilegal na Amazônia, como anunciado conjuntamente com o presidente norte-americano Barack Obama em junho, mas não declarou o fim do desmatamento em geral como esperado por alguns grupos ambientalistas.

Estimativas de pesquisadores brasileiros indicam que o desmatamento legal ainda pode ser realizado em uma área de cerca de 100 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho da Colômbia.

O Brasil também pretende compensar o desmatamento regulado, mas a presidente não deu mais detalhes sobre o tema.

“O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumir uma meta absoluta de redução de emissões”, disse Dilma em seu discurso na ONU.

“Temos uma das maiores populações e PIB (Produto Interno Bruto) do mundo e nossas metas são tão ou mais ambiciosas que aquelas dos países desenvolvidos”, completou.

O desmatamento no mundo responde por 15 por cento das emissões de gases do efeito estufa globalmente, o equivalente ao que é emitido pelo setor de transportes. O Brasil é o país com a maior floresta tropical do mundo.

 

Postado por Daniela Kussama

 

 

 

Mais vistos