Reciclagem de pilhas e baterias

Na maioria absoluta das cidades brasileiras, esses resíduos são levados para lixões, onde há risco de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Falta informação ao consumidor sobre o melhor destino para este tipo de resíduo. Sem conhecer uma solução adequada, um cidadão de São Paulo decidiu armazenas em casa pilhas e baterias. E já acumula 14 toneladas de resíduos.

Mas algumas alternativas começam a aparecer no Brasil. Uma rede bancária organizou a coleta de pilhas e baterias em suas agências. O material é levado até Suzano (SP), para a única recicladora licenciada de pilhas e baterias do país. Lá, os metais pesados são transformados em um óxido metálico, usado na fabricação de corantes para a indústria de cerâmica.

Links:

– No site do Programa Papa-Pilhas, do Banco Real, você encontra mais informações sobre o programa de coleta de pilhas e baterias em agências espalhadas pelo país.

– Visite a página da Suzaquim a única empresa brasileira licenciada para reciclar pilhas e baterias.

– Clique aqui para ler a Resolução Conama nº 257/99, que trata do descarte de pilhas e baterias.

– Conheça o trabalho da Umicore, uma multinacional com sede na Bélgica que recolhe baterias recarregáveis em vários países do mundo para reciclagem.