Relacionados

Reaproveitar alimentos

Frutas, hortaliças e produtos industrializados são danificados e descartados, apesar de ainda estarem próprios para consumo. Estima-se que o volume de alimentos desperdiçados seja suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas.

Mas o combate ao desperdício de alimentos já é realidade em várias cidades do Brasil . Nas centrais de abastecimento e redes atacadistas, surgem projetos de triagem do material descartado. O que ainda é próprio para consumo humano é doado para asilos, creches e orfanatos onde se transforma em pratos saborosos e nutritivos. E o alimento impróprio para consumo humano deixa de ir para o lixo para se transformar em adubo orgânico – reduzindo a concentração de resíduos nos aterros e vazadouros de lixo, gerando renda e emprego.

Experimente fazer as três receitas desenvolvidas pela pediatra e nutróloga Clara Brandão que foram mostradas no programa. São receitas simples e muito nutritivas. Clara Brandão é criadora da multimistura – composto nutritivo para reforçar a alimentação infantil que já foi utilizado pela Pastoral da Criança.

 

Farofa

Misture em uma tigela partes iguais de:

– farinha de mandioca,

– farelo de trigo,

– carne de soja ou PTS – proteína texturizada de soja

– farinha de milho tipo biju.

É possível acrescentar também uma porção de gergelim.

Acrescente sal a gosto, óleo de arroz – o suficiente para umidecer a mistura – e temperos verdes.

A farofa não precisa ir ao fogo.

 

Suco

Bata no liqüidificador:

– um cará ou inhame – descascado e cortado em pedaços médios,

– uma maçã – pode ser com casca, mas sem as sementes e cortada em pedaços médios,

– o suco de um limão

– água

– açúcar a gosto

 

Sopa

Para fazer a sopa, verduras em geral podem ser usadas misturadas, conforme a preferência.

Bata no liqüidificador:

– as verduras

– alho a gosto

– sal a gosto

– óleo de arroz

– água fervente

Atenção: folhas como rúcula e agrião deixam a sopa picante.

Salsa pode ser colocada com os talos.

 

Links:

– Saiba mais sobre o programa Tá no Prato, desenvolvido pela Ceasa de Porto Alegre, que doa alimentos a asilos, a creches e a população carente. No site, você encontra receitas saborosas e fáceis de fazer que utilizam restos e cascas de alimentos.

– Visite a seção de Responsabilidade Social do site da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – e conheça o trabalho desenvolvido no Banco de Alimentos e na produção de adubo orgânico.

– Conheça o site da Associação Prato Cheio, organização não-governamental de São Paulo que arrecada alimentos em condições de consumo que seriam descartados por produtores rurais e atacadistas para ajudar diversas instituições.

 

Mais vistos