Por Daniela Kussama | março 14, 2018 10:36 am

Pela 1ª vez o Fórum Mundial da Água, o mais importante encontro sobre recursos hídricos está sendo no hemisfério sul. O Brasil recebe 40 mil representantes de 170 países, para debater soluções sustentáveis para o uso da  água e firmar compromissos políticos. O Cidades e Soluções foi apresentado ao vivo na segunda-feira (19) direto do Fórum Mundial da Água, pontuando iniciativas bem sucedidas de diferentes países para enfrentar a escassez de água: Israel, EUA, Singapura e Austrália. Também abordamos a situação inédita que a Cidade do Cabo está prestes a enfrentar, o Dia Zero, data prevista para o corte do abastecimento não essencial, tornando-se a primeira metrópole do mundo a esgotar seus recursos e fechar todas as torneiras.

 

Estivemos ao vivo dentro do Fórum com 3 entrevistados:

Marlos de Souza, secretário da FAO para assuntos relacionados à água e especialista em gerenciamento de recursos hídricos, que trabalhou com o governo da Austrália, para ajudar a reduzir os impactos da seca. Ele participará de duas sessões do Fórum Mundial:

dia 20/03: “Como a mudança climática afeta todos os diferentes usuários de água: a necessidade de  abordagens transetoriais para adaptação”

dia 21/03 : “Contribuição da gestão da água e do solo para mitigação das mudanças”

Christiane Torloni, atriz e diretora do documentário “Amazônia, da cidadania à florestania – Um despertar”; militante da causa ambiental,  uma das organizadoras do movimento “Amazônia Para Sempre”, responsável por recolher mais de um milhão de assinaturas em defesa da floresta.

Tatiana dos Santos Silva, embaixadora do Conselho Mundial das Águas, selecionada entre mais de 500 jovens do mundo, represe o continente americano neste debate. É também a representante brasileira da Water Youth Network, rede dedicada ao empoderamento da juventude para participação em tomadas de decisão sobre a gestão das águas. É co-fundadora da organização não-governamental FA.VELA, liderando projetos que promovem a resiliência e o empreendedorismo em comunidades de baixa renda no Brasil.

No Fórum será palestrante da sessão “Trabalho qualificado: a urgência de desenvolver treinamento em água”, dia 22/03.

 

ASSISTA AO VÍDEO

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA