Por Daniela Kussama | maio 20, 2017 3:29 am

Por Afonso Borges, gestor cultural, escritor, criador do ‘Sempre Um Papo’ e do ‘Fliaraxá’. É comentarista da CBN Belo Horizonte, com o programa ‘Mondolivro’.

Fonte: O Globo

 

O  que dizer de André Trigueiro? É um ótimo jornalista, boa pinta, fala claro, sabe interpretar os fatos online de uma maneira rápida e responsável.  Foi, durante anos, âncora na GloboNews e dirige o premiado programa “Cidades e Soluções”. É professor, criador do curso de jornalismo ambiental da PUC-Rio, comentarista da Rádio CBN e repórter da TV Globo. Publicou os livros “Mundo Sustentável: Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação”, “Mundo Sustentável 2: Novos Rumos Para um Planeta em Crise”, “Espiritualidade e Ecologia” e “Viver é a Melhor Opção: A Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo”.

Mas é hora de fazer uma pausa e falar um pouco do André. A articulação da sua vocação, traduzida nos livros “Espiritismo e Ecologia” e “Viver é a Melhor Opção” revela uma pessoa preocupada com assuntos muito além do meio ambiente e a extinção dos recursos naturais. Revela uma pessoa preocupada com o que o Leonardo Boff chama de ecologia interior. E este é o cerne da questão da humanidade, hoje. Não existe chance do planeta prosseguir sem o cuidado com o alma, com o outro e com os outros. Sim, é a base da doutrina espírita. E este é o André Trigueiro. E começando pelo fim: 100% dos direitos autorais de seus livros e palestras foram cedidos para o CVV – Centro de Valorização da Vida – que completou  50 anos de serviços voluntários às pessoas, no apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Agora, sim, o novo livro, onde o apresentador e jornalista aprofunda o conteúdo do programa de televisão, cujo titulo é “Cidades e Soluções” e tem, no seu subtítulo, a chave: “Como Construir uma Sociedade Sustentável” (GloboNews/Editora Leya).  Dono de um extenso conhecimento sobre sustentabilidade, adquirido ao longo de anos de reportagens e estudos, Trigueiro crava o centro de sua análise na vida em cidades. Esta selva de concreto que abriga milhões de pessoas desordenadamente e povoada de desafios urbanísticos e fora de controle. E segue, definitivo: “não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pelo ato de repensar as cidades”.

Este “Cidades e Soluções” debate a incapacidade de nosso planeta em suprir as demandas crescentes de recursos naturais colocadas pelos padrões de consumo e desenvolvimento vigentes. Nele, André Trigueiro ouve especialistas em diversas áreas para sinalizar rumos e perspectivas com ações concretas, viáveis e inspiradoras. O programa que dá nome ao livro está no ar desde 2007 e revelou-se único no indicativo de soluções autossustentáveis e positivas para o planeta. O livro é dividido em 9 grandes temas, em textos curtos, e compartilha as reflexões com ideias de autores como Noam Chomsky, Al Gore, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Muhammad Yunus, Achim Steiner, entre outros. A seção “Ecodicas” traz sugestões sustentáveis de fácil aplicação no dia a dia.

André Trigueiro leva aos leitores, com este “Cidades e Soluções” o debate o assunto mais quente da história da humanidade: a vida nas cidades. Para quem duvida, basta lembrar que já está nascendo grama na Antártica. Será o novo empreendimento de alguma Incorporadora de Imóveis?