Por Mundo Sustentável | julho 26, 2016 5:55 pm

 

A crise que atinge o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) parece estar atrapalhando bastante a nascente indústria solar no Brasil. Os pedidos de análise se acumulam por falta de pessoal.

Reproduzo abaixo mensagem enviada hoje (nesta página do face) por Alcione Belache. Outras fontes confirmaram o problema, por isso compartilho. As letras “FV”, que aparecem na mensagem, significam “fotovoltaica”.

Diz o Alcione: “Pior do que isto é o INMETRO enviar a seguinte mensagem dizendo que seu atendimento mudou do dia para a noite, prejudicando a grande maioria das empresas do setor de energia FV. Segue e-mail (do INMETRO):

Informamos que a equipe analista do Inmetro (terceirizada) foi dispensada de seus serviços por término de contrato de trabalho e o período de crise financeira que assola nosso país, assombra este setor. Não existe uma chefia formal nomeada pela Casa Civil que possa responder formalmente aos pleitos endereçados a este setor. O cenário atual é este. Prezaremos por manter a maior transparência na comunicação possível, mas rogo que entenda que estou sozinho ao tentar analisar os processos de importação inseridos no Sistema Orquestra, atualizar estes no Siscomex e responder aos questionamentos endereçados a este setor.

Ficam estabelecidas as seguintes sistemáticas a partir de 08 de julho de 2016:

· Não haverá resposta aos pleitos dirigidos via telefone. Todas as comunicações serão realizadas pelo Sistema Orquestra ou por meio eletrônico.

· Na nova estrutura regimental do Inmetro, enquadramentos de produtos serão realizados pela equipe que elaborou os Programas de Avaliação da Conformidade

. Todos os enquadramentos serão respondidos através de solicitação formal (via Ouvidoria). Solicitamos que estas requisições sejam direcionadas diretamente para os canais adequados.

· Apenas dúvidas relacionadas ao processo de análise de Licenças de Importação para anuência serão respondidas neste canal (Pedidos de prorrogações de LI, eventuais falhas na atualização de LIs e dúvidas pertinentes ao processo de importação de produtos anuídos pelo Inmetro)

Como a quantidade total de processos é variável, não temos condições de dar previsões para as análises. Além disso, como temos que zelar pela isonomia no tratamento a todos os demandantes, não somos autorizados a priorizar a análise de quaisquer processos, independente da justificativa. Por isso, solicitamos que o senhor acompanhe o andamento do processo pelo sistema Orquestra.

Informamos que, quando um processo se encontra na situação “em andamento” significa que ele está pendente de nossa análise. E como a quantidade total de processos é variável, não temos condições de dar previsões para as análises.”

 

André Trigueiro