Por Mundo Sustentável | outubro 22, 2006 6:19 pm

Segundo dados da ONU, a marca está sendo alcançada neste ano de 2006.

A urbanização acelerada e caótica ameaça a qualidade de vida de bilhões de pessoas que sofrem com a poluição do ar e das águas, o trânsito engarrafado, a produção monumental de lixo, especulação imobiliária e favelas, entre outros problemas.

O “Cidades e Soluções” desta semana entrevista Christopher Flavin, presidente de uma das mais prestigiadas organizações não governamentais do mundo, o Worldwatch Institute. O WWI tem sede em Washington e realiza periodicamente um amplo diagnóstico sobre os impactos causados pelo atual modelo de desenvolvimento e o processo de urbanização do planeta.

A cidade brasileira de Curitiba aparece nos relatórios do Worldwatch com experiências positivas, por exemplo, no setor de transportes.

Os relatórios podem ser acessados pela internet através dos links abaixo:

– Conheça o site da Biblioteca Digital WWI-UMA – uma parceria da organização internacional Worldwatch Institute e da Universidade Livre da Mata Atlântica. No site, faça o download gratuito da versão em português do relatório anual “Estado do Mundo”, publicado pela organização internacional Worldwatch Institute e de outros relatórios.

– Acesse o site do Worldwatch Institute e conheça o trabalho desenvolvido pela organização.

– Conheça o site da prefeitura de Londres, dedicado ao pedágio urbano, o “Transport for London”.

– Para saber mais sobre o projeto desenvolvido em Huagbaiyu, na região da Manchúria, nordeste da China, entre no site do US-China Center for Sustainable Development